sábado, 5 de maio de 2012

Quem veio conversar com Gumbrecht na última quinta-feira?


Semanalmente, no curso "A vida secreta dos objetos", um aluno fica responsável por tomar nota dos autores que são citados na discussão mas não estão necessariamente listados no programa. Na última quinta-feira, dia 3, fui esta pessoa.
O programa da aula era "Materialidades: comunicação e presença [Gumbrecht]" e esta foi conduzida pela Profa. Simone Pereira de Sá


TEXTO-AULA: Introdução e caps “Para além do sentido: posições e conceitos em movimento” e “Epifania/prentificação/ Dêixis: futuros para as humanidades e as Artes.” do livro : “Produção de Presença - o que o sentido não consegue transmitir” - Gumbrecht, Hans Ulrich. Contraponto/PUC-Rio, 2010, Rio de Janeiro

TEXTOS COMPLEMENTARES: 
Gumbrecht, Hans Ulrich. Corpo e Forma. Ensaios para uma crítica não-hermenêutica. Org: João Cesar de Castro Rocha. Rio de Janeiro, EDUERJ, 1998;
Gumbrecht, Hans Ulrich; PFEIFFER, Ludwig – Materialities of Communication. Stanford. Stanford Univ Press, 1994
Pereira, Vinicius Andrade - Reflexões sobre as materialidades dos meios: embodiment, afetividade e sensorialidade nas dinâmicas de comunicação das novas mídias. Revista Fronteiras VII(2): 93-101, mai-ago de 2006.


Obras (ordem alfabética – sobrenome do autor):


AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1998.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
CHARNEY, L. e SCHWARTZ, V. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CRARY, Jonathan. Suspensions of perception: attention, spectacle and modern culture. Massachusetts: MIT Press, 1999.
CRARY, Jonathan. Techniques of Observer. On vision and modernity in the XIXth century. Massachusetts: MIT Press, 1993.
DIDI-HUBERMAN, George. Invention de l'hystérie: Charcot et l'iconographie photographique de la Salpêtrière. Paris: Éditions Macula, 1982.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 2001.
FARGE, Arlette. Essai pour une histoire des voix au dix-huitième siècle. Paris: Bayard, 2009.
GADAMER, Hans-Georg. Truth and Method. London: Sheed & Ward, 1975.
GUMBRECHT, H. U. Corpo e forma: ensaios para uma crítica não-hermenêutica. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
GUMBRECHT, H. U. In 1926: Living on the Edge of Time. Cambridge: Harvard University Press, 1997.
GUMBRECHT, H. U. Modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998.
GUMBRECHT, H. U. “‘Pathos da Travessia Terrena’- o Cotidiano de Erich Auerbach”, in Castro Rocha, João Cezar de. V Colóquio UERJ: Erich Auerbach. Rio deJaneiro: Imago, 1994.
MOTTA, Nelson. Noites tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000.
RANCIÈRE, Jacques, The Emancipated Spectator. Londres, Nova York: Verso, 2009.
RICOEUR, Paul, Hermeneutics & the Human Sciences: Edited & Translated by John B. Thompson. Cambridge, Paris: Cambridge University Press, Editions de la Maison des Sciences de l'Homme, 1981.
SHAVIRO, Steven. “The Universe of Things” (http://www.shaviro.com/Blog/?p=893)
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Autores (ordem de aparição):

Hans Robert Jauss
Wolfgang Iser
Friedrich Schleiermacher
Louis Hjelmslev
Roger Chartier
Friedrich Kittler
Humberto Maturana
Francisco Varela
Niklas Luhmann
Norbert Elias

Polêmica Andréa Daher Vs. H. U. Gumbrecht

Vídeo  de McLuhan falando, com mulheres nuas ao fundo (se eu descobrir a referência exata atualizo aqui)

2 comentários:

  1. ALS é uma doença terrível, se não for para o meu marido e com a ajuda do grande Dr. Ehi minha vida teria sido uma bagunça! Eu fui diagnosticado com ALS, em 2005, meu marido me incentivou e me disse para não perder a esperança, eu consigo dar à luz a um menino que estava livre da doença, e meu marido estava sempre lá para mim! Um dia ele veio até mim e me disse que ele encontrou um homem que pode me curar. Base cientista, eles disseram que não há cura para ALS; ele me disse que ele tem visto muitos testemunhos sobre ele na internet. Decidimos entrar em contato com ele, que encheu sua casa formulário Herbal, e ele nos pediu para comprar algumas ervas itens que fizemos! 14 dias depois, ele me pediu para ir para o teste de ALS, fielmente fui fazer o teste, vejam só, eu estava curada, a doença não foi encontrado no meu corpo ... Meu caro marido e meu Pai Dr. Ehi, Deus certamente irá abençoar o tanto de você, até o fim dos tempos, em nome de Jesus .. Se você tiver qualquer problema por favor contacte Dr Ehi on (shomorikaspelltemple@yahoo.com) ou ligue para ele no 2349038669448

    ResponderExcluir
  2. I was diagnosed of herpes 3 years, and ever since then i have been taking treatment to prevent outbreaks, burning and blisters, but there was no improvement until i came across testimonies of Dr. VOODOO on how he has been curing different people from different diseases all over the world, then i contacted him. After our conversation he sent me the medicine which i took according to his instructions for up to 2 weeks. After completing the medication i went back to my doctor for another test and the virus was all gone and i was completely cured, since then i have not had any signs of outbreak. I'm so filled with joy. With herbal medication Herpes Virus is 100% curable. I refer Dr VOODOO to everyone out there with the virus Email: voodoospelltemple66@gmail.com Add Dr voodoo on whatsApp +2348140120719

    ResponderExcluir

Postagens populares